sábado, 13 de fevereiro de 2010

Delft, 10 de Agosto

Depois de acordar cedo e fazer algumas compras  num supermecado perto lá seguimos em direcção a Delft.
Ponte giratória em pleno funcionamento! Muito curiosa como engenho como tudo é curiosamente engenhoso na Holanda!
Aqui temos a catedral "Oude Kerk" do séc. XII onde estão colocadas as campas de algumas figuras importantes tais como a do inventor do microscópio Antoine Van Leeunvenboek!


Aqui está uma loja com os tais famosos azulejos de Delft que tanto influenciaram Portugal que os importou e depois se inspirou de uma forma mais portuguesa mas muito ajustada à estrutura dos azulejos holandeses da época.
Esta linda cidade tem uma ligação forte com Portugal devido aos seus antigos azulejos que inspiraram os portugueses há séculos atrás na criação dos azulejos avulso azul sobre o branco da Viúva Lamego... Tem pois esta cidade uma grande história e está ligada à nossa história também...É uma cidade cortada por muitos canais e com muitos verdes que a tornam encantadora! Foi um prazer visitá-la!
Depois seguimos para Haia, cidade mais moderna e maior, onde o tempo não nos favoreceu  porque chovia, mas onde tive o prazer de ver algumas esculturas na rua de um escultor mexicano que eu tive o prazer de conhecer numa na ARCO de 2008 e que são absolutamente assombrosas. Aconselho uma visita ao site de Javier Marin porque é divino o seu trabalho! http://javiermarin.com.mx/
Já agora visitem o meu Caderno de viagem em ... http://www.youtube.com/watch?v=o9cuo75b780

Alblasserdam, 9 de Agosto, fim do dia

Alblasserdam é uma pequena vila com uma área de serviço junto a um cais muito agradável e calmo onde travámos conhecimento com um autocaravanista holandês que nos deu algumas informações/sugestões sobre as cidades a visitar.
Aqui fiz uma aguarela bonita no caderno de viagem...

(Holanda) Midelburg durante o dia





Depois da passarmos a noite de 8 de Agosto ( sábado) no parque verdejante, lá partimos de novo pelas 11,00  horas da manhã rumo a Midelburg, agora já na Holanda, que fica a 88 km de distância de onde estávamos. Esta cidade de planta circular possui uma linda abadia onde as artes passadas, a fabulosa arquitectura gótica se misturavam com as artes actuais, pintura e escultura contemporâneas, de uma forma magistral! Aqui estivemos umas horas, aqui almoçámos e visitámos o que podemos e depois partimos em direcção a uma área de serviço junto a um cais de uma pequena terra chamada Alblasserdam.